Quem és?
Eu sou a Inês Reis. Sou designer gráfica e criativa por natureza. Tenho o mestrado em Design, já trabalhei em duas das maiores agências internacionais de publicidade e comunicação, em diversos estúdios de design, numa das maiores editoras de revistas em Portugal, em departamentos de marketing de empresas líderes de mercado em Portugal e Inglaterra, e dei aulas na Universidade de Trent, UK.
Como surgiu este estúdio?
Sou apaixonada por tudo o que seja cor, materiais, artes e ofícios e adoro misturar técnicas tradicionais com outras mais modernas. Sou curiosa por natureza, adoro fazer workshops e aprender coisas novas. Há tanta coisa que ainda quero aprender e experimentar!
Cresci a criar coisas, juntamente com a minha irmã, fazíamos as nossas bijutarias, os sacos de praia, forrávamos cadernos e dossiers, fazíamos postais de Natal para vender às nossas amigas.. Juntas e às escondidas, brincávamos com a máquina da costura da nossa mãe a fazer “almofadinhas”, saquinhos e presentes.
Depois, há uns anos comecei a explorar os mercados de rua e outros de solidariedade social, sobretudo no Natal… Mais recentemente criei esta montra online onde apresento algumas das minhas criações.
E os vinis? Qual a história por detrás desses produtos?
Passei 10 anos a viajar e a mudar de casa. Na maioria das vezes não podíamos sequer furar as paredes. Depois, nasceu o meu primeiro filho… Ora, ter quartos de crianças sem nada na parede é difícil de imaginar, por isso comecei a recortar vinis coloridos e a decorar as paredes. Depois, quando mudávamos para outra casa começava de novo, adaptando o quarto à idade e gosto do meu filho. Estas mudanças precisavam de uma solução económica, temporária ou de médio-longo prazo, e que não estragasse as paredes.
E assim, surgiram os meus vinis! Apesar de os usar nas paredes, também faço criações de vinis a partir de desenhos das crianças ou mensagens escritas à mão para decorar objectos ou para aplicar em têxteis. Adoro desafios e procuro sempre ter o “UAU, que giro” quando entrego as minhas criações aos meus clientes, em especial os que chegam até mim com uma ideia pouco clara e depois adoram o resultado final.
E as party boxes?
Adoro festas, receber pessoas em casa, dar jantares, preparar e organizar festas de crianças, etc. Em 2009, quando me casei, o meu marido vivia na Bélgica e estava miuto limitado em tempo para ajudar na organização da festa do nosso casamento. Por isso, fiz toda a decoração, os convites, um moodboard e pela internet enviava-lhe ideias e soluções. Foi um sucesso e desde então não parei..
Quando o nosso filho mais velho nasceu organizei um late baby shower em Lisboa, com imensas criações minhas: banners, toppers de bolo, toppers para as comidas, convites, lembranças, etc. Depois, começaram as festas de aniversário para ele e alguns amigos, uns pedidos de toppers, umas piñatas, atividades de caça ao tesouro temáticas, etc..
Então pensei que seria bom enviar uma festa para casa das pessoas.. Desta forma, qualquer um terá a possibilidade de celebrar de forma original, seja na decoração da casa ou do espaço da festa, lembranças aos convidados, entre outros.. e tudo a um custo acessível e personalizado.
Que mais coisas fazes?
Trabalho em part-time para uma IPSS onde faço design gráfico para as redes socias, comunicações institucionais internas e externas dando apoio ao Departamento Relações Públicas. Mas desde a altura em que vivi em Barcelona (2002) que descobri como gosto de sair da minha zona de conforto e procurar novas tendências e ofícios. Já fiz vários cursos e workshops muito variados, caligrafia (moderna, clássica e chinesa), encadernação, massagem chinesa, flores em papel, encadernação, sushi, aguarela, origami, crochet, etc. Há outras técnicas que aprendi sozinha e outras que vou testando.
Enfim, lancem-me um desafio…
Ano novo... mas em setembro
Desde que comecei a trabalhar por conta própria comecei a organizar o meu ano em torno das férias escolares. Trabalho part-time para uma IPSS e no resto do tempo util encaixo, os meus projetos, workshops, eventos, pedidos/encomendas, ilustrações, personalizações, criação de produtos, gestão (ainda a melhorar das redes sociais, site, blog e loja), promoção (super a melhorar, porque de passa a pa...
Ler MaisBloguinho
Este é o meu blog. Meu e teu. Vá, nosso. Espero suscitar curiosidade. Por aqui espero conseguir partilhar um pouco da minha história e as minhas aventuras do meu dia-a-dia, algumas dicas, ideias, tutoriais, viagens e passeios. Bem, na verdade um pouco de tudo. Vai passando. Assina a newsletter. Faz like no facebook. Segue-me no Instagram. Partilha a minha página. Obrigada por fazeres parte dest...
Ler MaisMudar de casa (já vão 13)
Quem já mudou de casa sabe o que é a logística. Caixas, etiquetas, papeis, as fitas castanhas que desaparecem, marcadores que se acabam e x-actos que teimam em ficar colados. Mas quem muda 13x continua a stressar como se fosse a primeira vez. Mas aqui ficam algumas dicas para quem vai ou está a mudar de casa. 1. Destralhar é sempre bom e em todo o processo de empacotamento não vão faltar oportu...
Ler Mais