Julho e Agosto — Estamos apenas disponíveis para reuniões online e entrega de projetos digitais.
Entregas de encomendas físicas apenas a partir de setembro — fala connosco.

Sobre mim

Sobre mim

Inês Reis designer gráfica, maker, dreamer

Quem és?

Sou a Inês Reis, designer gráfica e criativa por natureza. Tenho o mestrado em Design, já trabalhei em duas das maiores agências internacionais de publicidade e comunicação, em diversos estúdios de design, numa das maiores editoras de revistas em Portugal, em departamentos de marketing de empresas líderes de mercado na área do retalho, dei aulas na Universidade de Trent, tudo entre Portugal, Espanha, Países Baixos e Inglaterra.

De onde vem a tua criatividade?

Sou apaixonada por tudo o que seja cor, materiais, artes e ofícios e adoro misturar técnicas tradicionais com outras mais modernas. Sou curiosa por natureza, adoro fazer e dar workshops. Há tanta coisa que ainda quero aprender e experimentar!

Cresci a criar coisas. Juntamente com a minha irmã, fazíamos bijutarias, sacos de praia, forrávamos cadernos e dossiers, fazíamos postais de Natal, tudo para dar e vender (literalmente). Juntas e às escondidas, brincávamos com a máquina da costura da nossa mãe a fazer “almofadinhas”, saquinhos e mais outras costuras.

Depois, há uns anos comecei a explorar os mercados de rua e outros de solidariedade social, sobretudo no Natal… Mais recentemente criei esta montra online onde apresento algumas das minhas criações.

A criatividade é uma atividade como correr, cantar, escrever, quanto mais se faz mais ela se desenvolve.

E os vinis? Qual a história por detrás desses produtos?

Passei 10 anos a viajar e a mudar de casa. Vou na 13ª, e na maioria das vezes nem se podia furar paredes. Depois, nasceu o meu primeiro filho… Sem poder afixar nada na parede surgiram os vinis decorativos. Cada vez que mudamos de casa, lá faço novas decorações para acompanhar a fase e gosto de cada um deles.
É uma solução económica, temporária ou não, e que não estraga as paredes.
E assim, surgiram os meus vinis! Mas faço também outras criações em vinis seja a partir de desenhos ou mensagens escritas à mão para decorar objectos ou até para aplicar em têxteis.
Adoro desafios e procuro sempre ter o “UAU, que giro” quando entrego as minhas criações aos meus clientes, em especial os que chegam até mim com uma ideia pouco clara e depois adoram o resultado final.

E os eventos e as party boxes?

Adoro festas, receber pessoas em casa, dar jantares, preparar e organizar festas de crianças, etc. Em 2009, quando me casei, o meu marido vivia na Bélgica e estava muito limitado de tempo para ajudar na organização do evento. Por isso, acabei por fazer praticamente tudo sozinha. Partilhava moodboards, depois os convites, menus, escolhi os arranjos, fiz o meu bouquet, sinalética, etc Foi um sucesso e desde então não parei.

Depois, nasceu o nosso primeiro filho. Como vivíamos fora, organizei um late baby shower em Lisboa, com imensas criações minhas: banners, toppers de bolo, toppers para as comidas, convites, lembranças, etc. Depois, começaram as festas de aniversário para ele e entre alguns amigos e passa palavra, começaram a chegar os pedidos de toppers, convites, piñatas, atividades de caça ao tesouro temáticas,  brindes, etc..

Com o covid e para chegar a mais pessoas, passei a disponibilizar os kits de festa. Não deixam de ser festas personalizadas mas também podem ser ainda mais completas. O cliente escolhe o que quer ter lá dentro e a sua temática, a quantidade e até se precisa de uma ajuda extra com velas, balões ou outros acessórios. Depois é tudo enviado bem empacotado para a morada do cliente, não tem de ser a casa, pode ser o espaço onde se vai realizar a festa ou até a casa de férias, para a surpresa ser ainda maior.

Desta forma, qualquer um terá a possibilidade de celebrar de forma original, seja na decoração da casa ou do espaço da festa, lembranças aos convidados, entre outros.. e tudo a um custo acessível e personalizado.


E como surgiu o atelier Inês Reis Studio?

Voltámos para Portugal em 2017, (in)felizmente não consegui nenhuma colocação. Vinha cheia de ideias e vontade de partilhar o que tinha andado a fazer e aprender lá fora. Mas o meu rol de experiência é imenso, a minha versatibilidade, vontade de ver acontecer, ideias fora da caixa, não se ajustaram ao mercado português. Foi no pós-covid e depois da minha segunda filha ir para a creche que surgiu a ideia e oportunidade de abrir um espaço com o meu nome.
Depois de trabalhar a partir de casa, abri o meu espaço na Boutique da Cultura, em Carnide, Lisboa. partilho uma sala de co-work com mais 3 artistas, cada uma a fazer a sua cena. Aqui trabalho no que gosto e dou resposta aos pedidos que me chegam. Continuo a fazer branding e design gráfico, peças de comunicação, gestão de redes, mas desenvolvo toda a outra parte plástica e fora da caixa. Crio piñatas, imagens para eventos corporativos e privados, estacionário, encadernação, dou workshops, faço costura. Na verdade um pouco de tudo.

Que mais coisas fazes?

Desde que saí de Portugal pela primeira vez e que fui viver para Barcelona (2002) descobri como gosto de sair da minha zona de conforto e procurar novas tendências e ofícios. Já fiz vários cursos e workshops mesmo muito variados, caligrafia (moderna, clássica e chinesa), encadernação cosida e colada, curso de auto-massagem chinesa, flores em papel, sushi, aguarela, origami, crochet, etc. Outras técnicas que aprendi sozinha e ainda vou aperfeiçoando, umas que vou testando e outras que ainda quero aprender.

Não sou uma faz tudo mas tudo o que faço procuro entregar qualidade profissional, lancem-me um desafio…

Send us a WhatsApp message