
Hoje, falo de cores, paleta de cor, cromia entre tantos outros nomes.
Na criação de trabalhos de design gráfico aplicam-se regras estudadas em psicologia da cor, o seu significado e como interfere no comportamento e da criação da identidade visual. Temas para futuros posts (anotado).
Assim, e apenas falando hoje do processo criativo e a escolha das cores, temos 2 tipos de situação, ou criamos a paleta do zero ou usamos uma que não nos deixa espaço para grandes invenções, isto porque já estão definidas na identidade visual do nosso cliente/ ou marca.
Salvo trabalhos monocromáticos a preto e branco, todo o processo criativo inclui o momento de escolher a paleta.
E por isso, dependendo do projeto, podemos partir de uma paleta já definida, como referi acima, ou porque pegamos em X cores que nos trazem emoção e dão cor às ideias que queremos desenhar.
Noutro caso que dá jeito, a meu ver, é na criação de uma coleção — seja ela de padrões, de stickers, capas de livros ou outro conjunto de design. Neste caso sugiro definir 3 a 5 cores. Quantas mais, mais difícil é de equilibrar o aspecto de continuidade e unidade final da coleção. Imagina que a coleção é composta por exemplo por 5 padrões ou 5 stickers, cada desenho pode conjugar apenas 3 cores que depois se conectam quando colocados juntos, não só pela paleta mas pela continuidade que outros elementos trazem, como o layout, o estilo de texto, filtros, etc. Mas acho que vou guardar este tema para mais um post. :)
Voltando, à excepção do primeiro, podemos sempre ajustar as cores do trabalho a meio ou até no fim.
Quando trabalho design para eventos gosto de definir a paleta com o cliente, criar um moodboard segundo os seus inputs e a conversa que vamos tendo. Caso ele me dê carta aberta, só depois de começar a parte criativa ao computador começo a definir com mais exactidão as cores, a ajustar as tonalidades e os contrastes. Geralmente escolho 1 ou 2 cores primárias e depois 1 ou 2 secundárias e ainda uma a que eu chamo de neutra que apenas é usada em fundos, quando quero evitar o branco puro, sobretudo nos produtos digitais como convites e sites, ajuda a suavizar a claridade do ecrã.Outra dica é perceberes se o software que usas te permite alterar a paleta com o design finalizado e se sim, como. Na net podes encontrar tutoriais sobre isso para Adobe Illusrtrator e Affinity Designer.
Mensalmente irei deixar aqui e nas redes uma sugestão de paleta. Se gostares e quiseres divulgar algum trabalho com esta paleta, utiliza o tag #desafiodapaleta para eu poder partilhar no meu instagram e fazer like.