Desde que comecei a trabalhar por conta própria comecei a organizar o meu ano em torno das férias escolares.
Trabalho part-time para uma IPSS e no resto do tempo util encaixo, os meus projetos, workshops, eventos, pedidos/encomendas, ilustrações, personalizações, criação de produtos, gestão (ainda a melhorar das redes sociais, site, blog e loja), promoção (super a melhorar, porque de passa a palavra, o negócio não avança) mas também, ir buscar as crianças à escola, levá-los às atividades, que por causa da grande de idades, cada um tem as suas atividades e nunca no mesmo sítio, trabalhos de casa, cuidar da casa (raramente apresentável), fazer comida fresca, tentar ir ao ginásio, super mercado etc etc.
Para me orientar uso imenso o telemóvel, apss, to do lis, banco online, agenda partilhada, mas mesmo assim, adoro apontar e nunca deixei de tomar notas de recados ou listas.
Para me ajudar com a comida, tenho um menu, bem giro que fiz, e que por ser plastificado posso preencher e apagar ao fim de semana.
Tenho também um caderno com todos os pedidos de trabalho de freelance e outro para o trabalho da IPSS.
Depois há vários cadernos cada um para um fim: só com ideias, alguns sketch books, cadernos com soluções para as encomendas, caderno para as despesas, etc
Tenho tentado tornar tudo digital, mas não é viável. Temos um calendário A4 (bem giro também porque fui eu que fiz) pendurado na cozinha, onde cada um tem a sua coluna. E aí organizamos o mês de todos com base nos eventos e obrigações de cada um.
Mas mesmo assim, quando chegamos a esta altura do ano estou mesmo cansada, exausta até. E para facilitar a minha organização, passei a adotar as férias escolares como uma espécie de retiro, de um reset e assim, encaro o novo ano escolar o meu ano novo (nem civil nem judicial).
Eu gosto de ser uma mãe presente, trabalhar desde casa com as crianças de férias, uma espécie de déjà vu por causa da pandemia, bem sei. Mas vê-los crescer é uma fonte de energia para mim. Mesmo quando me desdobro para manter tudo em pratos equilibrados, sabendo que de vez em quando, tenho alguns cacos perdidos pelo chão, mas nada como umas escapadinhas de meio dia à praia para os cansar ou um almoço de picnic à mesa? Por isso, tento aproveitar esta fase mais calma para organizar ideias, desenhar novos produtos e planear novos projetos para o ano novo.
E é isto, uma época de balanço, inspiração, organização e planeamento, para quando o ano novo chegar em setembro, já ter a casa meio destralhada, roupa e fardas organizadas, agenda preenchida, objetivos traçados e energia para gastar, ou assim, espero .
Image by <a href="">Freepik</a>