Mudar de casa (já vão 13)

Quem já mudou de casa sabe o que é a logística. Caixas, etiquetas, papeis, as fitas castanhas que desaparecem, marcadores que se acabam e x-actos que teimam em ficar colados.

Mas quem muda 13x continua a stressar como se fosse a primeira vez. Mas aqui ficam algumas dicas para quem vai ou está a mudar de casa.

1. Destralhar é sempre bom e em todo o processo de empacotamento não vão faltar oportunidades. Se houver tempo também se pode tirar umas fotografias e colocar nas apps de venda em segunda mão. Há também instituições de caridade que recebem bens e dependendo do tamanho do bem doado, até vão a casa. Sugiro marcar com antecedência, por vezes não têm transporte ou mão de obra disponível;

Doar > Vender > Reciclar > Divulgar nas redes sociais o que já não se quer

2. Começa por arranjar mais do que um conjunto de fita castanha, tesoura e/ou x-actos, papeis, e etiquetas. Distribui pelas várias divisões. Assim, terás sempre à mão o essencial – evita levar as ferramentas de uma divisão para a outra.

3. Dicas para empacotar roupas pessoais e roupas de casa

  1. Começar por um calendário e verificar se há viagens, eventos como casamentos ou outras celebrações; Se houver, deixar o essencial de lado, se não houver nada, empacotar tudo o que seja roupa de festas/cerimónias/carnaval/halloween/Natal, etc
  2. Roupa: começar a empacotar toda a roupa da estação oposta à que se está;
  3. Possivelmente não necessita mais do que 2 ou 3 toalhas de mesa, deixe uma neutra para a mesa de sala, caso possa a vir a receber alguém ou combinar um lanche de despedida. Considere o número de pessoas do agregado e deixe ficar 2 ou 3 conjuntos de guardanapos de pano, 2 ou 3 conjuntos de lençois (por tamanho de cama), 2 ou 3 conjuntos de atoalhados por pessoa, etc e empacote todo o resto.
  4. Verifique os armários de cozinha e despensa e olhe para o calendário. Se puder, empacote os pirex, formas de bolos, travessas, etc. Aproveite os panos de cozinha, toalhas e guardanapos para envolver e proteger as loiças. Não só poupa em papel como depois não tem de voltar a lavar tudo de novo.

5. Livros, o mesmo para os livros, se não for época de exames nem estiver a escrever nenhuma tese, comece a empacotar os livros e revistas, bem como outros itens decorativos espalhados pela casa. Se conseguir, empacote os livros ao alto para não estragar as lombadas e misture outros objetos leves como molduras ou caixas de puzzles para que as caixas não fiquem extremamente pesadas.

  1. Se tiver livros de formato maior que o standard, geralmente livros de fotografia e pintura, coloque-os no fundo das caixas de roupa, mas não mais do que dois, pois geralmente eles são bem pesados.
  2. Os livros que não fizerem falta podem sempre ser doados em livrarias solidárias, escolas, ATL’s, e claro em último caso reciclados.

6. Sapatos, se for verão, aproveita para empacotar toda a sapataria de inverno e vice-versa Se tiveres crianças é uma boa oportunidade de verificar os tamanhos e dar o que já não serve.

7. Roupa da estação, se for inverno/verão e não fores viajar para a estação oposta, agrupa toda a roupa da família da mesma estação numa ou mais caixas. Identifica bem por fora e assim, só tens de não tens de lhe mexer mais.

8. Estuda bem o espaço que tens na casa atual, o ideal seria ter várias zonas/paredes/cantos da casa onde possas empilhar caixas sem incomodar o dia-a-dia. Por exemplo o hall ou corredor, são boas paredes para empilhar caixas. Não te esqueças de deixar as etiquetas à vista.

9. Se tiveres mais do que uma casa de banho, planeia a casa de banho que fica “intacta” até ao dia da mudança e esvazia as restantes ao mínimo essencial, rolos de papel higiénico, toalha das mãos, sabonetes e pouco mais. Empacota as velas, cremes, cheiros, etc tudo o que não é essencial para um par de dias até ao dia “M”. Se possível arranja um necessaire ou uma caixa de plástico para transportar tudo junto no dia “M” e se possível onde os frascos possam or ao alto. Coloca o que ficou para trás lá dentro. Isso vai dar-te a ideia do espaço e do que terás de transportar. Faz o mesmo com a farmácia. Aproveita para descartar todos os medicamentos fora do prazo ou que já não precisas. Lembra-te de os deixar na farmácia para reciclar. Coloca tudo numa caixa de forma que os frascos não se entornem. Identifica a caixa e deixa-a à mão caso venha a ser necessário para um SOS.

10. Consume o mais que possas da despensa, para evitares ter de transportar comida. Planeia as refeições para não teres comida a mais ou pacotes abertos. Os frascos da despensa idealmente deverão ser transportados vazios. São mais leves e não há risco de se quebrarem com comida lá dentro.

  1. Se for uma mudança internacional, cuidado com o transporte de garrafas de vinho (verifica com a transportadora se as pode levar – há sempre o risco de explodirem com as diferenças de temperatura). 
  2. Cuidado também com o transporte de plantas, se puder, leve-as consigo, se for transporte internacional, verifique com a transportadora.

Brinquedos e jogos, deixe o mínimo possível para o fim. Terão certamente muito com que se entreter nos últimos tempos, por isso, se tiver consolas, deixe apenas 2 ou 3 jogos. Quanto a brinquedos o ideal é arranjar uma caixa para esse fim, encher com o que fica e mante-los sempre arrumados aí dentro. Assim, poderá empacotar todos os outros e deixar essa caixa para fechar só no último dia. De certeza que irá encontrar peças de lego e puzzle perdidas quando começar a desarmar os quartos das crianças. Sugiro que arranje uma caixa de plástico e a coloque numa gaveta da cozinha, assim, já sabe onde colocar o que encontra sem ter de se preocupar onde a guardar. Seja um brinco, uma chave, uma peça de jogo ou parafuso.

Arranje uma caixa arquivadora e coloque tudo o que são garantias e facturas juntas, identifique-a por fora e deixe-a à mão, assim, pode ir juntando tudo num sitio.

Papeis e documentos, tente manter tudo junto, nunca se sabe se terá de consultar algum documento importante até estar novamente instalada.

Roupeiros, tentar esvaziar o mais possível os roupeiros, armários, cómodas que vão ser transportadas. Assim, há que aproveitar os roupeiros embutidos. Caso não haja, o melhor é deixar apenas 1 armário/cómoda por divisão e colocar toda a roupa junta. Desta forma pode ir desmanchando os móveis maiores e ganhar espaço para colocar caixa empilhadas.

Escritório tente manter tudo junto na(s) mesma(s) caixa(s) e comece a empacotar aqueles trofeus, medalhas, presentes feitos pelas crianças. Minimize o número de canetas, post-its, lápis, etc e todo o material que tem à mão.

sempre que puder utilize os utensílios da cozinha para transportar outros mais pequenos, por exemplo, pode usar uma caixa com tampa para colocar as molas das embalagens, seringas dos medicamentos, utensílios de pastelaria, etc O mesmo para as latas das bolachas e frascos da despensa.

Se tiver malas de viagem, aproveite para guardar os lençois e toalhas para poder desmanchar móveis a transportar. Outra ideia é usá-las para colocar a roupa da estação oposta ou itens que vão ser transportados por si, como objetos de valor, coleções de moedas/notas, medalhas, documentos importantes e outros objetos que vão ficando, como cabos, carregadores, portáteis, etc.

Ideias de numeração eu utilizo etiquetas enumeradas com o nosso contacto (para o caso de alguma ficar perdida na transportadora). Cada caixa tem um número e numa lista de excel coloco o conteúdo. Mas há outras dicas:

Usar uma cor por divisão. Colocar autocolantes coloridos na caixa e depois na porta de cada divisão. Por exemplo, tudo o que for da cozinha estará em caixas com um autocolantes laranja, tomamos nota do número de embalagens e na cozinha nova, colocamos um papel laranja na porta. E assim, sucessivamente. Sugiro esta solução apenas caso não tenha intenção de misturar itens de outras divisões e seja uma mudança pequena. Ou apenas para certas divisões.

Imprimir etiquetas a dizer o nome da divisão e colocar por fora de cada caixa;

Como a maioria das mudanças que fizemos foi mesmo a mudar de cidade ou país, tive de aproveitar ao máximo o espaço disponível. Assim, as coisas vieram sempre misturadas e para mim, a melhor solução foi enumerá-las e identificar o conteúdo num excel. À chegada, pedi sempre para colocarem as caixas alinhas numa parede vazia de forma que pudesse ver os números, as caixas/objetos/mobília que sabia a divisão destino, são colocadas diretamente na divisão, para minimizar o meu esforço.

Créditos da imagem: unsplash